10.26.2004

 

Cores e Mais Cores

Por Virgulágner Montes

Sempre achei que o mundo funcionasse como um Pantone (pra quem não sabe o que é, se vire). As cores que conheço: vermelho, verde, azul, preto.... quando muito um ciano ou magenta, vêm acompanhadas de números, para indicar tonalidades mais fortes ou mais fracas. Como homem, devo conhecer no máximo 20 cores diferentes, que depois são rearranjadas em tonalidades claras e escuras.
No entanto, o mundo feminino (isso também inclui gazelas e viadinhos) tem uma interpretação diversa. Indo a uma loja de calçados, pude ver vários sapatos em tonalidades de bege, marrom e preto. Muito me estarreceu quando, após breve conversa com o vendedor homossexual, descobri que havia mais de 30 cores de sapatos na loja. "Quero um sapato bege", disse eu. Em segundos, voltou o rapaz com vários pares, e começou a falar. "Temos esse aqui, caramelo, o bege, o cáqui, o 'corda', esse outro, cor 'deserto', o cru, e uns mais clarinhos, tipo 'pérola', ou marfim".
Minha indignação foi imediata, e decidi mudar a estratégia. "Rapaz, não gostei muito desses. Você tem algum cinza"? Rapidamente ele retornou com mais uma dúzia de pares. "Temos cinza escuro, grafite, chumbo, zinco...." Ordenei que parasse. Levantei-me e fui embora.
Chegando ao trabalho ontem, resolvi comentar com minha companheiras de trabalho, e fiquei estarrecido. As mulheres conseguem dar nomes a todas as 16 milhões de cores que existem no pantone.
Enquanto eu tenho o vermelho, o vermelho escuro e o claro, elas têm o cereja, o vermelho-fogo, o vermelho-ferrari (?), o vinho, o ferrugem, o acaju, etc. Do branco, uma cor aparentemente neutra e universal, elas tiram o marfim, o gelo, o nêutro, o cru, o neve, o champagne (????), etc.
Descobri também que algumas marcas de tinturas de cabelo conseguem vender 52 cores diferentes, que ainda assim não são suficientes. Em palavras de uma colega de trabalho: "eu misturo duas tonalidades, o vermelho acobreado acaju e o castanho escuro acobreado".
Senhor!!! Nós homens, em todas as nossas vidas, classificamos as mulheres em loiras, ruivas e morenas. Quando muito um castanhozinho ou um loiro aguado.
Pra concluir, gostaria de colocar uma última questão: QUE PORRA É GRENÁ E FÚCSIA??!?!?!?!??
Virgulágner Montes é ONG "Poucolorido", a favor do estabelecimento do padrão Windows 16 cores como obrigatório em todas as lojas de roupas e calçados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?